Você está aqui: Página Inicial / “Contadores de Histórias” inicia ano de atividades com alunos do fundamental

“Contadores de Histórias” inicia ano de atividades com alunos do fundamental

As Oficinas para Formação de Contadores de Histórias do Instituto Metodista Granbery realizou a primeira atividade do ano na última segunda-feira (6). Os alunos do 3º ano do ensino fundamental ouviram as histórias da coordenadora do projeto, Laura Delgado e da professora Ketty Neves, que estrearam cantigas e jogos literários, e a tradicional sessão de histórias do conto de Pedro Malazartes “O Surrão Mágico”.

A coordenadora do projeto, afirma que contar histórias agrega valores para o narrador e o ouvinte. “Além da proximidade, do afeto e da familiarização com os mecanismos narrativos que o ato de ouvir histórias desde cedo traz para o ser humano, a história narrada, por escrito ou oralmente, nos permite também aquisições em diversos níveis. Isto é: contar histórias permite conquistas, no mínimo, nos planos psicológico, pedagógico, histórico, social, cultural e estético”, explica.

Durante a sessão em que são contadas as histórias, Laura explica que a criança aprende a lidar com novas situações, formando seu caráter. “Ao ouvir uma história, o leitor vivencia no plano psicológico as ações, os problemas e os conflitos dessa história. Essa vivência, por empréstimo, a experimentação de modelos de ações e soluções apresentadas na história fazem aumentar consideravelmente o repertório de conhecimento do ouvinte, sobre si e sobre o mundo. E tudo isso ajuda a formar a personalidade”, finaliza a coordenadora. 

Confira os horários das próximas oficinas

Turmas
Horário / 2017
(de março a dezembro)
Número de
vagas oferecidas
1º ano

 

Sextas-feiras,
das 17h30 às 19h
10 vagas 
2º ano

 

Quartas-feiras,
das 17h30 às 19h
15 vagas 
3º ano

 

Segundas-feiras,
das 17h40 às 19h10
20 vagas
4º ano

 

Quintas-feiras,
das 17h40 às 19h10
20 vagas
5º ano

 

Terças-feiras,
das 17h40 às 19h10
20 vagas
6º, 7º, 8º ano

 

Quartas-feiras,
das 13h às 15h
20 vagas
Equipe sênior:
alunos, ex-alunos, professores e funcionários.
Terças-feiras,
das 19h às 22h
20 vagas (já preenchidas)