Você está aqui: Página Inicial / Depoimentos / Confessionalidade

Confessionalidade

A qualidade de vida e solidariedade estão entre os principais valores do Colégio Metodista Granbery. Isso não é de hoje e vem de longe.

Há mais de 260 anos, lá na Inglaterra, a sociedade estava na seguinte forma: as crianças não iam à escola porque em geral trabalhavam para ajudar seus pais. Nas ruas, havia um grande número de viciados, especialmente alcoólatras. O povo estava frustrado e desiludido, pois trabalhavam longas horas e ganhavam o mínimo necessário para sobrevivência. As pessoas moravam em cortiços, sem as mínimas condições, e não tinham acesso a médicos quando ficavam doentes.

Foi neste contexto que um jovem sacerdote chamado John Wesley, da Igreja Anglicana, teve sua vida radicalmente mudada por meio de uma experiência que ele chamou de “coração aquecido”. Sentindo-se amado por Deus, ele passou a ficar descontente com a igreja acomodada apenas em práticas cúlticas e, junto com seus amigos, começou um movimento que consistia em olhar para as necessidades do povo, visitando presos, desenvolvendo obras sociais e criando escolas. O movimento foi chamado de metodismo e, mais tarde, tornou-se a Igreja Metodista.

Quando a Igreja Metodista chegou ao Brasil, ela trouxe uma de suas principais missões: a de educar. Para ajudar neste trabalho, o Colégio Granbery conta com a Pastoral Escolar e Universitária, que está presente no ambiente escolar, fazendo o acompanhamento, pessoal ou em grupo, da comunidade em situações de dificuldade, crises e perdas. Também é tarefa da Pastoral promover projetos e ações solidárias, bem como, proclamar os valores do Evangelho, para que as pessoas possam conhecer o sentido de uma escola comunitária e confessional, que respeita a todas as demais orientações religiosas.