Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Educação Infantil

Educação Infantil

“Ensina a criança no caminho em que deve andar,
e ainda quando for velho não se desviará dele.”
Provérbios 22:6

Turmas:

  • Maternal I 
  • Maternal II 
  • Maternal III 
  • 1º Período 
  • 2º Período

 

 

Equipe Pedagógica:

 

Debora Castanha - Diretora Pedagógica
Mônica Duarte Bastos Ribeiro Dantas - Coordenadora da Educação Infantil

 

Turno:
Tarde (de 12h50 às 17h20)

Aulas especializadas:

  • Educação Musical
  • Ensino Religioso
  • Informática
  • Inglês (a partir do 2º período)

 

Ambientes:

  • Laboratórios de Informática
  • Biblioteca Infantil
  • Campo de Futebol e Quadras Poliesportivas
  • Parque coberto
  • Ginásio coberto
  • Pátio ao ar livre

 

Eventos realizados:

  • Celebração da Páscoa 
  • Feira de Livros
  • Festa da Família
  • Feira de Artes
  • Festa dos Avós
  • Semana da Criança
  • Noite do Pijama
  • Trabalhos de Campo
  • Festas de Encerramento

 

Objetivos Gerais

A Educação Infantil tem por objetivo oferecer condições para o desenvolvimento integral das crianças, considerando sua individualidade e as possibilidades de aprendizagem apresentadas nas diferentes faixas etárias.
A escola oferece às  crianças vivências que as tornarão mais cooperativas umas com as outras, exerçam a criticidade,  participem de diferentes situações para o desenvolvimento do pensamento e sejam responsáveis para avançarem no desenvolvimento da autonomia. Dessa forma, contribuirá para que tenham confiança na sua  forma de agir, se comunicar, relacionar e aprender.

 

A construção do conhecimento

A proposta de  trabalho é  centrada na criança, em suas necessidades, formação e desenvolvimento.  Oferece experiências que sejam instigantes, criadoras e investigativas. Assim,  favorece a construção do conhecimento pela criança, de maneira coletiva, o desenvolvimento da imaginação e da sensibilidade. Nesse contexto, o professor torna-se  peça fundamental  ao propor desafios adequados para a evolução do pensamento.

Uma escola comprometida com a construção do conhecimento e a formação do cidadão privilegia a qualidade nas relações e no processo de aprendizagem.  Reconhece o erro como parte do processo, permitindo  à criança refletir sobre suas hipóteses e querer buscar as informações necessárias para um maior aprofundamento do conhecimento.

 

A construção da linguagem oral e escrita

É  objetivo da escola propiciar à criança oportunidades variadas de interação com a linguagem oral e escrita, em um ambiente no qual serão desafiadas a pensar e discutir sobre este
universo, de forma lúdica e contextualizada, respeitando suas possibilidades.

 

O papel do educador

Além do preparo profissional, a grande tarefa do professor na Educação Infantil do Granbery consiste em ser o facilitador ou mediador no processo formação e aprendizagem, e também  criar e manter um ambiente motivador.

Todo o  corpo docente possui  graduação e pós-graduação na área de educação.

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil é realizada de forma qualitativa, num processo contínuo, em todas as atividades desenvolvidas. Baseia-se em observações sistemáticas, respeitando o tempo de cada criança no processo de construção do conhecimento,  na aquisição de habilidades e competências e nas  vivências cotidianas.