Educação Infantil
“Ensina a criança no caminho em que deve andar,
e ainda quando for velho não se desviará dele.”
Provérbios 22:6
Turmas:
- Maternal I
- Maternal II
- Maternal III
- 1º Período
- 2º Período
Equipe Pedagógica:
Josiane Coelho Loureiro Rodrigues - Diretora Pedagógica
Milena Guerra Scarato Lopes: Coordenadora
Horários:
Tarde: 13h às 17h30
Aulas especializadas:
- Educação Musical
- Ensino Religioso
- Inglês (Programa Bilíngui International School a partir do 2º Período);
Ambientes:
- Biblioteca Infantil
- Campo de Futebol e Quadras Poliesportivas
- Parque coberto
- Ginásio coberto
- Pátio ao ar livre
Eventos realizados:
- Celebração da Páscoa
- Feira de Livros
- Festa da Família
- Feira de Artes
- Festa dos Avós
- Semana da Criança
- Festa dos pais ( Dia das mães e Dia dos pais);
- Festa dos avós;
- Noite do Pijama
- Trabalhos de Campo
- Festas de Encerramento
Objetivos Gerais
A Educação Infantil tem por objetivo oferecer condições para o desenvolvimento integral das crianças, considerando sua individualidade e as possibilidades de aprendizagem apresentadas nas diferentes faixas etárias.
A escola oferece às crianças vivências que as tornarão mais cooperativas umas com as outras, exerçam a criticidade, participem de diferentes situações para o desenvolvimento do pensamento e sejam responsáveis para avançarem no desenvolvimento da autonomia. Dessa forma, contribuirá para que tenham confiança na sua forma de agir, se comunicar, relacionar e aprender.
A construção do conhecimento
A proposta de trabalho é centrada na criança, em suas necessidades, formação e desenvolvimento. Oferece experiências que sejam instigantes, criadoras e investigativas. Assim, favorece a construção do conhecimento pela criança, de maneira coletiva, o desenvolvimento da imaginação e da sensibilidade. Nesse contexto, o professor torna-se peça fundamental ao propor desafios adequados para a evolução do pensamento.
Uma escola comprometida com a construção do conhecimento e a formação do cidadão privilegia a qualidade nas relações e no processo de aprendizagem. Reconhece o erro como parte do processo, permitindo à criança refletir sobre suas hipóteses e querer buscar as informações necessárias para um maior aprofundamento do conhecimento.
A construção da linguagem oral e escrita
O papel do educador
Além do preparo profissional, a grande tarefa do professor na Educação Infantil do Granbery consiste em ser o facilitador ou mediador no processo formação e aprendizagem, e também criar e manter um ambiente motivador.
Todo o corpo docente possui graduação e pós-graduação na área de educação.
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil é realizada de forma qualitativa, num processo contínuo, em todas as atividades desenvolvidas. Baseia-se em observações sistemáticas, respeitando o tempo de cada criança no processo de construção do conhecimento, na aquisição de habilidades e competências e nas vivências cotidianas.