Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alimentação saudável influencia no desenvolvimento intelectual e físico do aluno

Alimentação saudável influencia no desenvolvimento intelectual e físico do aluno

Alimentação saudável influencia no desenvolvimento intelectual e físico do aluno

Ter o hábito da alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças durante o período escolar. Segundo especialistas, o consumo de frutas, cereais, grãos, proteínas e fibras proporcionam ao aluno um melhor rendimento nas atividades intelectuais e físicas.

O Colégio Metodista Granbery entrevistou a nutricionista  Layla Procópio sobre o assunto. Ela explicou que a influência da família é fundamental para o sucesso da educação alimentar da criança. “Por ser uma fase de grandes descobertas, os pequenos tendem a terem medo do novo. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis ofereçam aos seus filhos alimentos de qualidade”.

Nutrientes como cálcio, ferro, zinco e vitamina A, presentes em alimentos como queijos, leite, brócolis, ovos, frutas, peixe e feijão, são fundamentais e devem ser ingeridos durante a fase de desenvolvimento.  “O cálcio é importante para o crescimento dos ossos, dentes e contração muscular. O ferro participa do transporte do oxigênio presente em nosso organismo e sua deficiência pode desencadear a anemia. A importância para o funcionamento adequado do sistema imunológico é de responsabilidade do zinco. Já a vitamina A auxilia no crescimento e é essencial para a visão e renovação celular, explica a nutricionista.

Dicas de substituições de alimentos

Biscoitos recheados x sanduíches de queijo com alface, cenoura, tomate e franco desfiado;

Doces x frutas;

Sucos artificiais x sucos naturais;

Achocolatado x cacau em pó.

  O que evitar de colocar na lancheira da criança

  • Embutidos;
  • Refrigerantes;
  • Guloseimais como pirulito e bala;
  • Biscoitos recheados e com alto teor de sódio e açúcar.