Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Ensino Fundamental II produzem jornal

Alunos do Ensino Fundamental II produzem jornal

por Fernanda Fernandes Pinhedo publicado 08/12/2019 13h27, última modificação 08/12/2019 13h27
Alunos do Ensino Fundamental II produzem jornal

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II participaram entre os meses de agosto e outubro de um projeto na aula de português para estimular a leitura, escrita e pesquisa. Da atividade pedagógico resultou a produção de um jornal com uma temática ambiental.

A professora de língua portuguesa e produção de texto e idealizadora do projeto, Marisa Loures de Araújo Barros, contou como foram as etapas de criação do jornal “Trabalhamos durante as aulas de produção de texto várias notícias, para que os alunos pudessem discutir e refletir sobre os assuntos noticiados e pudessem fazer exercícios de interpretação e compreensão. Depois, foi o momento de eles conhecerem todo o processo de elaboração de uma matéria, passando pela produção, apuração, até chegar à escrita propriamente dita.”, explicou.

Marisa, que também é jornalista, auxiliou os alunos de perto durante todo o processo de criação: desde como estruturar e elaborar um jornal até chegar à escrita do texto. Ela também destacou a importância desse tipo de projeto “Acredito que, por meio da elaboração desse jornal escolar impresso, despertamos não só a escrita e a leitura, como também a criatividade, a pesquisa, a autonomia e a participação social. Sem contar que a produção de um jornal ajuda a estimular o pensamento crítico dos nossos alunos. Na condição de “repórteres”, eles deixam de ser meros espectadores e passam a ocupar o papel de protagonista nesse projeto.”, finalizou.