Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Amizade de verdade!

Amizade de verdade!

por marcello publicado 20/07/2023 10h59, última modificação 20/07/2023 10h59
Amizade de verdade!

“Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17.17

Considerando o texto acima, o autor do livro de Provérbios afirma que não há limite de tempo, espaço e lugar para se construir uma amizade. Há sim diversas situações, boas ou más, as quais demandam essa construção. Tempo de caminhar juntos/as na solução de conflitos.

Tão preciosa é a amizade, que Jesus nos qualifica de amigos/as mais do que empregados/as (João 15.15), isso porque ele tinha a relevância da construção dos contatos de afeto, carinho e cuidado. Certamente, é a base saudável de uma convivência entre pessoas. Isso não foi dito às multidões, mas somente aos discípulos, ou seja, àqueles que partilhavam da intimidade de Jesus. Por isso, Jesus os chama de amigos. Trata-se, portanto, de um grupo restrito. Quando se fala de amigos/as, na verdade, de que estamos falando?

Atualmente, nas redes sociais, amigo/a é aquele ou aquela que se dispõe a estar conectado conosco, mesmo sendo uma pessoa desconhecida. Dessa forma, podemos listar pelo menos três qualidades de um amigo ou uma amiga que seja fiel:

Primeira: é uma pessoa que está presente em momentos de dificuldade. Ter amigos e amigas nas redes sociais é bom, mas o amigo ou a amiga de verdade só se conhece na adversidade.

Segunda: é uma pessoa que sabe lidar com os conflitos. Não guarda rancor, não tem uma lista de mágoas ou defeitos dos outros, não sai falando mal de quem o feriu, mas resolve os seus conflitos com quem o ofendeu.

Terceira: são pessoas que melhoram umas com as outras. Por isso é importante estabelecer amizade com quem nos ajude a caminhar melhor, que nos dê esperança e nos aproxime mais de Cristo e dos valores do Reino de Deus.

Dado isso, amigo ou amiga de verdade continua sendo algo raro e necessário. Valorizemos os amigos e amigas que temos, colocando-os/as juntos de nosso coração, orando e caminhando junto deles e delas em todos os momentos da vida.

Portanto, amigos e amigas para sempre devemos ser.

Feliz Dia do(a) Amigo(a)!

Rev. Antonio Augusto de Souza
Coordenador das Pastorais Escolares e Universitárias