Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio sedia encontro de participantes da Câmara Mirim

Colégio sedia encontro de participantes da Câmara Mirim

por Fernanda Fernandes Pinhedo publicado 01/10/2019 17h52, última modificação 01/10/2019 17h52
Colégio sedia encontro de participantes da Câmara Mirim

O 3º encontro das escolas que participam da Câmara Mirim 2019 foi realizado no Colégio Metodista Granbery na última sexta-feira, 27/09. Com o tema “Acessibilidade para pessoas com deficiência nas escolas”, o encontro contou com uma palestra sobre inclusão da analista em inclusão educacional do Colégio, Ketty Amaral, o depoimento do aluno Enzo Negreiros Pereira de Magalhães, de 10 anos, com a mãe, Geórgia Negreiros Furtado, além de dinâmicas de entrosamento e lanche coletivo.

O Projeto Câmara Mirim é uma ação educativa promovida pelo Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Esse trabalho aproxima a Câmara Municipal de Juiz de Fora das escolas da cidade e propicia a discussão de temas de interesse para a população toda. Para o coordenador do projeto, Sérgio Dutra, é importante que se debata assuntos que nem sempre são vistos no ambiente escolar. Além disso, “o projeto permite aos estudantes conhecerem um pouco mais sobre a importância da política para a solução dos problemas e demandas da vida coletiva, desmistificando os conceitos negativos sobre a política e que são produzidos pelo senso comum”, explica o coordenador.

Em relação ao tema escolhido, o debate sobre acessibilidade e inclusão é importante e vai além do Projeto Câmara Mirim, segundo Ketty Amaral, para conscientizar os alunos a respeito da necessidade da pessoa com deficiência e os direitos iguais que todos têm perante a sociedade. “Mais ainda os conscientizar e já preparar pensando no futuro, porque nós teremos aí adultos e profissionais que vão fazer a diferença na nossa sociedade. Isso é de extrema importância”, complementa.

Os próximos passos do projeto incluem quatro encontros em outras instituições, assim como o que foi realizado no Colégio com debate de outros temas igualmente importantes. E no dia 31 de outubro será feita a primeira rodada de propostas elaboradas pelas escolas que vão para a plenária municipal em 06 de novembro.