Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Como escolher o curso superior certo?

Como escolher o curso superior certo?

por Nathani Paiva publicado 22/05/2017 16h29, última modificação 22/05/2017 16h29

Fazer o que gosta ou escolher uma profissão que é mais rentável no momento? Essas são algumas das dúvidas das pessoas que estão passando pela fase da escolha do curso superior. A psicóloga e integrante da equipe do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Metodista Granbery, Débora Olenka Rocha, ressalta algumas dicas que irão ajudar o vestibulando.  Ela enfatiza que o primeiro passo para essa difícil tarefa é conhecer a si mesmo. 

Pesquise

Em caso de dúvida, é interessante que o vestibulando pesquise os cursos e entre em contato com pessoas da área. “O estudante precisa verificar se tem aptidão para lidar com determinadas especificidades do curso, como a área de saúde, por exemplo, que trabalha diretamente com sangue e atendimento ao público”, comenta Débora. 

Faça o teste vocacional

Conforme explica a psicóloga, as inúmeras dúvidas e anseios que chegam neste período são comuns e fazem parte do processo da vida, que exige tomada de decisões rotineiramente. “Caso essa fase esteja se tornando um momento de ansiedade e de muitas dúvidas para o vestibulando e para a família, é necessário buscar apoio na escola e se possível uma orientação vocacional e profissional que auxilie o estudante  nas demais variáveis e que influenciam a sua vida neste período”. 

Família, participe!

A participação da família é muito importante sem que haja pressões e cobranças extremas “Os pais devem entender que a nova geração é diferente da qual eles viveram, possuindo novas dinâmicas, por isso eles podem dar mais liberdade ao filho para tomar decisões”, complementa a profissional.