Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Feira de Ciências proporciona experiência prática aos alunos

Feira de Ciências proporciona experiência prática aos alunos

por Fernanda Fernandes Pinhedo publicado 26/11/2019 13h48, última modificação 26/11/2019 13h48
Feira de Ciências proporciona experiência prática aos alunos

Os alunos do Ensino Fundamental I colocaram em prática tudo o que aprenderam em sala de aula na manhã de sábado, dia 23/11, durante a Feira de Ciências com o tema “Pequenos inventores construindo grandes ideias” realizada no CEFE. 

Segundo a coordenadora do semento, Thais Alexim Guedes Coutinho, os trabalhos começaram a ser desenvolvidos no 4º bimestre e cada ano apresentou um subtema. O 1º ano trabalhou com “os seres vivos”, destacando o meio rural, o urbano e as modificações causadas pelo homem ao meio ambiente. Já o 2º ano, ficou com o tema “os animais em extinção”. E por iniciativa dos próprios alunos, foi idealizado o projeto “SOS Pets” para arrecadação de ração e patês que serão entregues ao Canil Municipal de Juiz de Fora. O 3º ano inovou com as “descobertas e invenções”, em que cada aluno criou uma invenção diferente e útil. O 4º ano trabalhou com o “corpo humano”, desenvolvendo atividades sobre o sistema digestório e respiratório. “Eles ouviram o coração das pessoas, desenvolveram atividades físicas para poder ouvir o batimento cardíaco, teve jogo da memória dos órgãos do sistema respiratório e digestório. Teve também um “quiz” com curiosidade sobre o sistema respiratório”, explicou Thaís. E o 5º ano, explicou “os tipos de “energia: eólica, solar e hidrelétrica” e abordaram também a ciência e tecnologia, saúde e tecnologia e magnetismo.  

Os três alunos do 2º ano que participaram da Feira e também idealizaram o projeto “SOS Pets”, Davi Isaias Batista, Thomas Umbelino Stephan Tavares e Gabriel Soares dos Reis, contaram que o evento foi bem legal e que o projeto surgiu após a ideia do Thomas, que queria ajudar os animais e eles apoiaram o amigo. “A gente faz campanhas para conseguir ração e patê para os animais do Canil Municipal”, explicou Thomas. Esta semana os alunos vão de sala em sala explicando o projeto e convidando quem ainda não participou a fazer a doação. A arrecadação será realizada até dia 04 de dezembro. 

Para Thaís, o evento foi um sucesso. “Os pais ficaram muito felizes, muito satisfeitos em ver realmente o desenvolvimento e o aprofundamento dos alunos, pois os pais chegavam e eles sabiam explicar sobre o tema que estava sendo trabalhado, que eles estavam apresentando. Foi uma Feira muito bonita em que os alunos puderam exteriorizar tudo aquilo que eles têm aprendido em sala de aula ao longo do ano. Então é muito gratificante a gente vê os alunos correspondendo aos conteúdos que são trabalhados em sala de aula”, finaliza a coordenadora.