Você está aqui: Página Inicial / Notícias / "Granbery através dos tempos" - 134 anos de tradição

"Granbery através dos tempos" - 134 anos de tradição

por marcello publicado 04/09/2023 13h23, última modificação 04/09/2023 13h23
Reportagem feita pelas turmas de 8° ano na disciplina de Língua Portuguesa - Professora Nicoli Santos Lima

 ORIGEM

 O Granbery foi fundado em 1889, baseado nos ideais republicanos, liberais e iluministas. Foi neste contexto, que o professor John Mc Pearson Lander chegou ao Brasil juntamente com sua esposa e um filho, no dia 8 de setembro de  1889. 

    Sob a liderança do Bispo John Cowper Granbery, que veio a Minas Gerais em busca da cidade propícia à fundação de escola para estudantes do sexo masculino, o Juiz de Fora High School and Seminary pretendeu oferecer à cidade de Juiz de Fora um ensino reconhecido como eficiente, de bom nível, segundo o modelo americano, além de promover o ensino teológico para a formação de ministros da igreja. Em 1890 a instituição recebe um novo nome - Colégio Americano Granbery, em homenagem ao Bispo John Cowper Granbery.

    Eles pretendiam transformar o colégio na “Universidade Metodista no Brasil”. Seu primeiro curso foi o de Teologia, pois a ideia era de preparar pastores metodistas para conquistarem o Brasil como um todo. Mas o ideal universitário foi adiado por um pequeno espaço de tempo, tendo a educação básica iniciado suas atividades com os cursos primários e secundários já no primeiro ano de funcionamento. Em 1890, o número de alunos aumentou e o currículo passou a ensinar Leitura, Aritmética, Geografia, Português, Ditado, Caligrafia, Composição, Desenho e Catecismo. 

   Em 1903 a denominação da instituição passou a ser O Granbery. As seguintes reestruturações ocorridas no Granbery foram balizadas por dois parâmetros: as vocações nascidas internamente e a evolução da legislação brasileira.

    Já em 1904 foram criados mais dois cursos superiores: Farmácia e Odontologia. O Granbery foi uma das primeiras instituições a oferecer esses cursos. Em 1939, após períodos de muitas crises, o projeto de universidade acabou. No dia 5 de junho de 1999, na Igreja Metodista do bairro São Mateus, foi realizado um Ato Solene de Instalação da Faculdade Metodista Granbery. No dia 2 de agosto daquele mesmo ano aconteceu uma palestra do primeiro curso a marcar a volta da faculdade.

    No ano de 1942, foi reorganizada a educação no país, estruturando-se o Curso Secundário (diurno) em dois ciclos: o Curso Ginasial, em 4 anos, e os cursos Clássico e Científico, em 3 anos. Uma nova mudança na legislação educacional levou O Instituto Granbery à seguinte estrutura: Pré-primário, Primário, Médio (Ginasial em 4 anos e O Colegial em 3 anos).

Entrevistamos algumas personalidades granberyenses que contaram um pouco da sua relação com a escola e sua história:

Ariela Reis, Ana Letícia, Davi Walsh, Heitor Pícoli, Laura do Nascimento, Laura Nogueira, Lucas Duarte, Mariana Gomes e Miriam Pires.

 

ESTRUTURA

    O Colégio Granbery, fundado originalmente em 1889 por missionários estadunidenses, foi reformado por completo. Os espaços reservados para dormitório agora formam as salas de aula, a  reitoria, salas de administração e a parte de eventos. O Prédio Lander, sobretudo, falta ser restaurado e o Salão Nobre se encontra interditado por segurança.

O Pátio da Árvore foi instalado em 1930 no pátio central e, assim como este, teve as obras finalizadas em 2009, e se fundiu aos pátios Nézio Fontes e Tia Diná. Tal estruturação favoreceu a instalação de um espaço ao ar livre, que também auxilia aos prédios Irineu Guimarães e João Panisset, onde há Educação Infantil, salas de aula e laboratórios para as aulas práticas da Faculdade.

Não há como não mencionar o CEFE, Centro de Educação Física e Esportes, um local que contém quadras de esportes, piscinas e outros espaços. O lugar também apresenta um pequeno bosque com várias plantas e árvores que ficam dentro de um espaço cercado usado para algumas atividades. Nesse mesmo espaço, também se encontra o Núcleo de Prática Jurídica onde estudantes de direito do Granbery têm a oportunidade de praticar o aprendizado ao longo do curso.

A escola conta, também, com um espaço chamado “Casarão” ou prédio W.H. Moore, inaugurado em 1998, e que, só no ano de 2000, começou a ser utilizado como espaço de convivência pelos alunos do ensino médio.

 Além disso, com o intuito de preservar a história do colégio, foi criado em setembro de 1993 o Museu Granbery localizado em uma casa pertencente à Associação Granberyense, na calçada em frente à fachada principal do colégio. O museu conta com peças, móveis, máquinas e aparelhos que evidenciam a história do Instituto desde os primórdios.

Inclusive, falando nesse importante setor do colégio, tivemos o prazer de ouvir um pouco das histórias e memórias da atual presidente da Associação, Sandra Valéria Machado:

 Em conversa com colegas e colaboradores do colégio, fizemos um breve levantamento a respeito da relação afetiva que eles tinham com algum lugar da escola em especial:

 Laura Malavasi, Giorgio Gracioso, Amanda Sena, Lucas Reis Bras, Ana Luísa Martins, Tiago Figueiredo, Samuel da Silva.

 

TRADIÇÃO ESPORTIVA

A prática de esportes é uma das tradições mais fortes do Granbery, implementada, desde os primórdios, pelos pioneiros, tendo em vista o ideal universitário com vários acontecimentos de grande importância histórica. A exemplo desses acontecimentos temos a primeira partida de futebol do Brasil, que aconteceu no Colégio Metodista Granbery, em 1893, dois anos antes do jogo registrado por Charles Miller e considerada a primeira partida de futebol.

John McPhearson Lander, primeiro reitor do Granbery e diretor na época, era responsável pelo livro de matrículas do colégio e, ao invés de publicar apenas matrículas e notas de alunos, passou a escrever fatos de forma cronológica. E o que chama atenção são duas referências ao futebol as quais mencionam que houve a introdução de “foot-ball and tennis” no Granbery e, no mesmo ano, na realização do “field day”, um evento de esportes no colégio, houve outro registro.

Primeira citação que trata da introdução do futebol no Granbery, em março de 1893 (Foto: Bruno Ribeiro) – reprodução: https://ge.globo.com/

Primeira citação que trata da introdução do futebol no Granbery, em março de 1893 (Foto: Bruno Ribeiro) – reprodução: https://ge.globo.com/

Na oitava linha da segunda citação, Lander documenta que houve jogos de "Football entre os Gregos e os Troianos", em 1893 (Foto: Bruno Ribeiro) – reprodução: https://ge.globo.com/

O primeiro “Field day” realizou-se em 24 de junho de 1893, com saltos, corridas, indian clubs, tênis e futebol, entre "gregos e troianos". Somente os estudantes com média de notas superior a 70 tinham permissão de integrar o time que disputava jogos fora da cidade. O segundo, foi a introdução, na cidade, pelo Granbery, dos jogos intercolegiais, nos quais alguns de seus ex-alunos alcançaram posição de prestígio no cenário esportivo nacional.

No ano de 1998, os destaques ficaram por conta de dois eventos inéditos na história do Colégio, por envolverem atividades esportivas internacionais: o primeiro deles foi a participação da equipe de futsal do Granbery no "Encontro Internacional de Futsal - Colegios Cristianos", realizado, de 8 a 10 de maio, em Santiago, no Chile. O segundo, foi a Copa "250 Anos da Educação Metodista Mundial", envolvendo equipes de futsal e handebol do Bennett, do Piracicabano, do Granbery e da Escuela y Liceo Crandon, de Santo, Uruguai, na Semana Granberyense.

  

Parte da Coleção de Troféus do Colégio exposto na Associação Granberyenses (Foto autoral)

Entrevistamos ex-alunos, ex-funcionários e professores que foram atletas no colégio. O ex-professor e coordenador do CEFE (Centro de Educação Física e Esporte), Evandro de Carvalho Pinheiro, nos contou um pouco sobre sua experiência:

“Trabalhei no Granbery de 1988 a 2014. Como coordenador do CEFE, trabalhei de 2006 a 2012. Quando assumi esse cargo, as escolinhas de esportes estavam vazias, cerca de 250 alunos. Resolvi, juntamente  com professores e técnicos, que havia necessidade de crescermos. Por isso, incentivamos a organização de uma nova maneira de entender as Escolinhas de Esporte. Introduzimos novas modalidades esportivas, o que gerou um  aumento considerável de alunos/praticantes. Com esse trabalho, houve um crescimento de 300% no número de alunos, passamos de mil crianças matriculadas nas escolinhas. Os resultados eram tão bons que diversas escolas de JF e região queriam "aprender" o segredo de tanto sucesso nas quadras. O Granbery não se cansava de ser premiado nas competições.  Acumulamos mais de 300 troféus de Campeões e Vice. Foi uma experiência fantástica. Só sei que o CEFE neste período respirava e emanava um perfume que atraía  toda comunidade a querer ficar até o dia terminar nas suas dependências”.

Algumas personalidades importantes também falaram conosco a respeito de suas trajetórias esportivas no Granbery: 

Yasmim Ribeiro Reis, Luiza Féo e Oliveira, Julia Gonçalves Vaz, Sarah Almeida de Oliveira, Valentina Franco, Luísa Fanzine, Guilherme Rodrigues de Oliveira, Alicia Campos Martins.

COLABORADORES EM CENA

O Colégio Granbery conta com alguns segmentos como o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. O prédio do Ensino Infantil, por exemplo, conta com segmentos da coordenação liderados pela coordenadora Adriana Almeida de Paula Oliveira. Já no Ensino Fundamental I a coordenadora é Fernanda Oliveira. No Ensino Fundamental II a coordenadora se chama Neila Elisabeth Campra Reis, que conta com a ajuda da Fernanda e todos podem contar com a equipe de outros funcionários.

A parte de Administração do Colégio Granbery, conta com o RH, com Michele Zimbrão como responsável. Também conta com a parte da secretaria, sob os cuidados da Patrícia Borges. Além dos muitos funcionários da portaria e professores, o colégio conta com o pastor João Marcos que disponibiliza palestras durante o ano.

Todos trabalham com carinho a sua profissão, cada um em um setor diferente, mostrando o quanto essa família é grande. Entrevistamos alguns colaboradores que compartilharam um pouco sobre sua relação com o colégio e suas funções na instituição:

Valentina Porto Werneck Guilherme, Letícia de Oliveira Frizero, Maria Fernanda Ribeiro Godin, Arthur Costa Velloso,  Lara Fidelis, Laura Gontijo, Isabella Maria Silva e Davi Sales. 

 

EVENTOS NA ESCOLA

Uma área muito importante para o colégio é a de Marketing e Eventos. O Granbery realiza uma média bastante alta de eventos, tanto ligados à escola quanto à faculdade ou à comunidade granberyense. Essa é uma característica marcante da instituição devido ao seu propósito de acolher toda a família granberyense por meio de eventos que criem laços e que edifiquem a todos.

Os responsáveis por realizar essas funções são: Barbara dos Santos Rodrigues Ferreira, que é analista em comunicação e Felippe Dias Pacheco Silva, que é assistente em comunicação. São eles que estão por trás de toda a programação dos eventos e que os fazem acontecer. 

 

Festa do pijama no colégio. Um evento cheio de brincadeiras e gostosuras para os alunos.

Alunos do 8° ano B em visita à Associação Granberyense, lugar onde se preserva a memória e história de toda instituição.

Assembleia de Páscoa. Momento de reflexão para os alunos.

Comemoração do Dia dos Pais no CEFE. Os pais se juntaram aos filhos em uma manhã cheia de atividades.

Em entrevista, Felippe nos contou um pouco sobre sua trajetória e sua função:

Bernardo Sousa Tiburcio, Danilo Bittar, Sávio Emanuel Souza Amorim, Lucas Ornelas Martins Alves, Matheus  Stephan, Rodrigo Visentin, Mohammed Salah, Arthur Duarte e Vitor Fernandes. 

registrado em: , ,