Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Granberyenses contam suas experiências no intercâmbio dos Estados Unidos

Granberyenses contam suas experiências no intercâmbio dos Estados Unidos

por Nathani Paiva publicado 31/08/2018 10h00, última modificação 30/08/2018 11h00
Granberyenses contam suas experiências no intercâmbio dos Estados Unidos

            O ano de 2018 está sendo mais que especial para os alunos do Colégio Metodista Granbery Ana Beatriz, Diego Rodrigues, Gustavo Visa e Melissa Mendes. Eles participaram da 7ª edição do Programa de Intercâmbio Cultural de Língua Inglesa da Educação Metodista na California Baptist University (CBU) e vivenciaram a cultura e a experiência de outro país. O programa busca potencializar o desenvolvimento da língua inglesa e possibilita o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e culturais.

Os granberyenses já retornaram ao Brasil e a rotina da escola, porém, as lembranças da viagem ainda são guardadas e citadas por eles com muito carinho. Confira na entrevista como foi a experiência do intercâmbio dos quatro alunos. 

Granbery: Porque vocês aceitaram participar do intercâmbio?

Ana Beatriz:  Com o intercâmbio, eu vi uma oportunidade de desenvolver meu inglês e conhecer novas culturas.

Diego: Queria ter uma experiência para aprimorar meu inglês, me divertir e aprender  uma nova cultura. 

Gustavo: Além de ser um bom complemento para o currículo é uma experiência incrível, de choque de cultura.

Melissa: Como já faço curso de inglês há 05 anos, vi no intercâmbio uma oportunidade de treinar a língua. Além de conhecer outra cultura e viver novos costumes.

G: Como foi a experiência em outro país e viver em uma casa de família desconhecida?

Ana Beatriz: Bem interessante! Conheci novas pessoas e pude aprender mais sobre os costumes e como as pessoas vivem nos Estados Unidos.

Diego: Foi uma experiência incrível! Nós praticamos inglês 24 horas por dia, desde o curso  até em “casa”. Tivemos uma noção do modo de vida americano e nos aderimos a ele.

Gustavo: Muito importante para meu amadurecimento. Pude conhecer muitas pessoas interessantes e fazer novos amigos, tanto dos EUA quanto do Brasil. Aprendi sobre a cultura de um país de primeiro mundo e o quanto seu patriotismo contribui para tal feito. Também passei a valorizar mais alguns aspectos do Brasil, que antes não dava muita importância. E ao contrário do que muitos dizem, os americanos são bem abertos (mas não tão calorosos quanto os brasileiros) e extremamente solidários.

Melissa: Foi muito legal e marcante! Os primeiros dias foram bem difíceis, porque além de falar outra língua o tempo todo tivemos que nos acostumar com o fuso horário do país (4h a menos), com a comida e com o calor de lá. Mas nós nos adaptamos muito bem, pois todas famílias eram muito cuidadosas e simpáticas.

G: Vocês já falavam inglês? Como foram as aulas na CBU ?

Ana Beatriz: Sim, mas não falava muito bem e o intercâmbio me ajudou a desenvolver. As aulas na CBU eram muito legais, aprendíamos gramática e discutíamos sobre vários temas como heróis, comida e mundo. Algumas aulas passavam  filmes e ao final de cada uma tínhamos que elaborar redações.

Diego: Eu já falava inglês antes da viagem e as aulas na CBU foram ótimas. Além de aperfeiçoar a língua, desenvolvíamos dinâmicas, assistíamos filmes, aprendíamos sobre a cultura local, entre muitas outras coisas. 

Gustavo: Sim, eu já falavam inglês e as aulas trabalhavam o aumento do vocabulário, pois já é esperado que o aluno, ao escolher ir para o intercâmbio, tenha um conhecimento sobre a língua. Na aulas tivemos conversas sobre jogos, filmes e temas que os professores sugeriram.

Melissa: Sim, mas meu inglês melhorou muito após o intercâmbio. Quando não tínhamos passeio, íamos para a CBU ter aula (de manhã e a tarde, até às 16h30). Aprendemos sobre a cultura e história da Califórnia, assistimos filmes,em inglês e sem legenda. Além disso, sempre tinha uma dinâmica durante as aulas. 

G: Além das aulas de inglês, quais outras atividades foram realizadas?

Ana Beatriz: Visitamos alguns lugares da Califórnia como a Disneyland, Universal Studios, Los Angeles e conhecemos a própria Riversides (a cidade onde ficamos).

Diego: Realizamos muitos passeios em parques como a Universal Studios, Disneyland, fomos em cidades como Los Angeles, Santa Mônica, entre outras. Também realizamos muitas festas como pool parties (festa na piscina) e nos encontramos na casa de um professor onde tocamos muita música.

Gustavo: Tivemos conversação através de filmes, jogos/temas propostos  pelos professores e um diário de viagem para os alunos registrarem o que era feito durante a estadia. Passeamos em  shoppings centers, em outlet (famoso da região) e parques temáticos como Disney e Universal. Fomos também em uma praia, pier de Santa Mônica, Los Angeles, Holywood, zoológico de San Diego. Participamos da comemoração do dia da independência americana e uma festa na casa de um dos membros da CBU, além das diversas atividades com as famílias que nos hospedaram.

Melissa: Nós tínhamos passeio toda semana. Fomos para a Universal, Disneyland, zoológico de San Diego, Los Angeles, entre outros. Após as aulas e aos domingos, as atividades eram com as famílias.

G: Qual o momento mais marcante da viagem para vocês?

Ana Beatriz: Para mim o momento mais marcante da viagem foi o dia em que fomos para a Universal Studios. Foi muito legal visitar os parques do Harry Potter e do Jurassic Park. Espero voltar em breve.

Diego: Todos! Impossível escolher apenas um.

Gustavo: As atividades que giraram ao entorno da comemoração de 4 de julho, dia da Independência dos EUA. Além de irmos em uma orquestra feita em um cemitério militar, em homenagem aos que lutaram nas guerras, tivemos um momento de descontração com as famílias e seus amigos, onde assistimos uma queima de fogos sob a cidade e tivemos um churrasco com todos os membros do intercâmbio.

Melissa: Vários momentos foram especiais! Além dos passeios à Universal e Los Angeles,  para mim o mais marcante foi o momento em que chegamos. Eu estava sentindo uma alegria imensa, nem acreditava ser verdade. A CBU é um lugar maravilhoso, e a maioria das pessoas são receptivas. Foi uma viagem totalmente inesquecível, espero voltar em breve!