Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto do 6º ano integra a Matemática ao trabalho social

Projeto do 6º ano integra a Matemática ao trabalho social

por renan.sales — publicado 17/12/2018 17h49, última modificação 17/12/2018 17h49
Projeto do 6º ano integra a Matemática ao trabalho social

As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II participaram do projeto Consumo Cidadão: embalagens e consumo social, que teve como objetivo realizar um trabalho social integrado à Matemática Financeira. O projeto foi desenvolvido pela professora de Matemática do Colégio, Antônia Márcia Lemos Alves, junto a Pastoral Escolar.

Ao longo do ano, os alunos tiveram aulas sobre educação financeira, consumo cidadão social e sustentável. Como parte da atividade, durante alguns meses, pouparam o troco da merenda, o valor recebido pelos pais e fizeram suas próprias economias.

Nos meses de novembro e dezembro, a professora levou as turmas a um supermercado de Juiz de Fora para comprarem alimentos com o dinheiro economizado. “Eles mesmos fizeram a contabilidade dos preços dos produtos e do dinheiro que tinham. Com isso obtiveram mais consciência crítica com base em tudo que aprenderam durante o ano”, explica a professora Antônia. Depois das compras, dezenas de cestas básicas foram montadas e doadas a uma instituição de caridade da cidade.

A doação das cestas básicas fazia parte da proposta do projeto de favorecer uma consciência cidadã e de solidariedade humana nos alunos por meio da compreensão do consumo como ação necessária à sobrevivência. “Também foram trabalhadas a desigualdade social e a empatia, porque é preciso se colocar no lugar do outro e perceber a necessidade do outro para poder ajudá-lo”, finaliza a professora.

Confira as fotos do projeto:

Trabalho social integrado à Matemática Financeira

As fotos também podem ser acessadas clicando aqui.