Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Técnicas de Estudo com o Professor Carlos Alvim

Técnicas de Estudo com o Professor Carlos Alvim

Alunos do 6º ano participaram de palestra com dicas sobre como aproveitar melhor os estudos e melhorar o rendimento escolar.

O fim do ano está bem pertinho, o que significa que as provas finais também. Mas isso não precisar parecer assustador. Basta se preparar melhor e saber como aproveitar e otimizar seus estudos. O nosso professor de História Carlos Alvim, conversou na manhã dessa terça, 18/10, com os alunos do 6º ano do Fundamental II do Colégio Metodista Granbery e passou dicas e informações muito importantes pra quem quer, e precisa, organizar melhor os estudos. Então, papel e caneta na mão e vamos às dicas:

 

1)    Primeiros Passos

 

-              Definir horário de estudo;

-              Não deixar para estudar na véspera;

-              Conseguir um bom local para estudar;

-              Separar todo o material necessário;

-              Estudar não é quantidade, é qualidade.

 

2)    Princípios Gerais

 

-              EXAMINAR

  • Obter a melhor visão possível do que vai estudar;
  • Buscar uma idéia geral do que irá fazer;
  • Facilitar a tomada de decisões;
  • Partir do geral para o particular;
  • Percorrer as páginas com os olhos observando: prefácio; sumário; títulos: subtítulos; frases; ilustrações; mapas; gráficos; resumos.

 

-              PERGUNTAR

  • Fazer perguntas enquanto se aprende;
  • Fornecer um objetivo para a leitura;
  • Nós somos as pessoas mais indicadas para perguntar;
  • Questionar palavras e expressões desconhecidas;
  • Utilizar as perguntas formuladas pelo autor.

 

-              LER

  • Esta não deverá ser a primeira etapa do estudo;
  • Leitura Passiva X Leitura Ativa;
  • Questionar enquanto se lê;
  • Descobrir idéias principais e detalhes importantes;
  • Palavras e expressões em destaque são importantes;
  • Quando ler, leia tudo (gráficos, tabelas, ilustrações).

 

-              REPETIR

  • Método mais antigo para aprender;
  • Repetição: memorização ou compreensão?;
  • Repetir para recordar (leitura ativa);
  • Repetir é recordar;
  • Repita a idéia central de cada seção;
  • Quanto mais cedo se repetia, mais tarde se esquecia;
  • Quanta repetição?;
  • Quando parar para repetir?.

 

 

 

 

-              REVER

  • Reler o material para refrescar a memória;
  • Repetir antes e depois de ler;
  • Utilizar apontamentos de aula;
  • Véspera de prova não é época de revisão inicial;
  • Primeira revisão: logo após estudar alguma “coisa”;
  • Revisão final: repetição feita de memória;

 

3)    Como sublinhar livros didáticos

-              Examinar o capítulo e fazer perguntas;

-              Marcar com sinal na margem;

-              Selecionar idéias principais e detalhes importantes;

-              Não sublinhar à medida que for lendo;

-              Não sublinhar frases por atacado.

 

4)    Como tomar notas sobre os textos lidos

-              Procurar resumir aquilo que você estuda;

-              Escrever de forma abreviada aquilo que o autor diz;

-              Participação ativa no processo de aprendizagem;

-              Anotações bem feitas ajudam na revisão;

-              Apontamentos inteligíveis economizam tempo;

-              Escrever legivelmente;

-              Anotar de maneira esquematizada;

-              Nunca confiar na memória.