Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia da Educação - 2021

Dia da Educação - 2021

por fernanda.kian publicado 28/04/2021 10h59, última modificação 28/04/2021 10h59
Dia da Educação - 2021

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22,06

Educar é uma ação tão natural que não nos damos conta do seu valor e das suas nuances profundas no âmbito das nossas vidas. A educação pressupõe comprometimento do educador com o seu educando. Do envolvimento pessoal com a individuo no processo educativo, mas também pressupõe a disposição da pessoa para se envolver no mesmo propósito. Por isso, o texto bíblico aponta para a criança. “Ensina a criança no caminho” A criança é uma pessoa que naturalmente está conhecendo o mundo, o seu próprio corpo, entendendo suas próprias vontades. Jesus em Mateus 18,3 disse: “se não se tornar como uma criança, de modo algum entrareis no reino de Deus.” O que Jesus aponta é que o Reino de Deus é um lugar de aprendizado, para quem quer aprender e conduzir sua vida por este caminho.

Não há como educar sem ter um objetivo. Por isso, no texto que lemos em provérbios fala do caminho. Ao nos propormos a educar, estamos nos propondo a construir uma sociedade que acreditamos, que entendemos ser ideal. E apontamos nas direções que achamos serem as melhores para que cada um deixe a sua contribuição neste mundo de maneira justa e santa. Porém, sabemos que o ser humano é limitado e nem sempre consegue direcionar a vida no que realmente acredita ser o melhor ou o mais justo. Há sempre pontos de vistas divergentes, olhares destoantes sobre o mesmo assunto e, então, mais uma vez a educação tem o seu papel preponderante na sociedade. Aprender a ouvir, pensar, questionar, mas principalmente a não se fechar para as ideias, é fundamental para que o entendimento a compreensão, seja sempre um objetivo unânime para todos nós.

Por fim, o texto bíblico fala sobre o desvio. Ao ensinar a criança no caminho que deve andar, a vida pode passar, mas a pessoa terá plenas condições de não se desviar deste caminho. Ou seja, cabe a pessoa, apenas a ela, a responsabilidade de assumir o caminho, manter o caminho visível, e ao mesmo tempo construir o caminho. “É caminhando que se faz o caminho.” Para que o caminho não seja extinto. É educando que se constrói uma sociedade, é educando que se vive o reino de Deus. É se envolvendo e sendo envolvido com amor e paixão que poderemos aprofundar os laços de amizade e lealdade social, onde a educação será a força que motiva todas as relações.

“A graça de Deus se manifestou salvadora, educando-nos para que vivamos no presente século, de maneira santa, justa e piedosa.” Tito 2,12. Que Deus nos abençoe neste propósito.

Pastor Hércules Araújo
Pastoral Escolar e Universitária