Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia do Pastor(a) Metodista - 2021

Dia do Pastor(a) Metodista - 2021

por fernanda.kian publicado 09/04/2021 14h23, última modificação 09/04/2021 14h23
Dia do Pastor(a) Metodista - 2021

Dois, dentre vários textos bíblicos, que orientam o trabalho de uma pastora ou pastor são o Salmos 23.1-6 e João 10.1-18. No primeiro texto, o Senhor é comparado ao pastor que cuida de ovelhas procurando os meios necessários para supri-las e dar-lhes condições de se desenvolverem. Já no segundo texto, o Eterno é apresentado como o pastor que liberta e salva a partir de uma relação de amor e companheirismo. Ambos indicam que a referência de pastoreio é o próprio Deus. Na relação com os seres humanos este Supremo-Pastor realiza cinco principais ações, isto é, guiar, prover, libertar, salvar e congregar.

Embora todas as pessoas que se relacionam com Deus recebam a tarefa de realizar o cuidado responsável das/dos semelhantes e da natureza, este Deus-Pastor, ao longo da história, tem convidado mulheres e homens para cooperar com Ele no pastoreio de comunidades. Estas pessoas que respondem ao chamado Divino recebem o nome de pastoras. Elas passam a atuar junto aos grupamentos humanos instruindo, aconselhando, celebrando e promovendo todo o bem. Todas estas ações, apesar dos condicionamentos do presente e os limites humanos, ocorrem com o auxílio de Deus.

Anualmente, no segundo domingo de abril, é comemorado o dia da pastora e do pastor metodista. Trata-se de pessoas que exercem as suas funções pastorais no âmbito da Igreja Metodista em terras brasileiras. Elas podem servir numa igreja local, numa instituição educacional, num projeto social ou em algum outro campo missionário. Se atuam em alguma das unidades de ensino da Rede Metodista de Educação, elas estão alocadas numa Pastoral Escolar e Universitária e procuram pastorear com amor e zelo as comunidades acadêmicas que estão sob as suas responsabilidades.

Por fim, marque em sua agenda o dia 11 de abril de 2021. Nesta data cumprimente e ore pela sua pastora ou pastor metodista. Que Deus lhes abençoe. Amém.

Rev. Edemir Antunes
Pastoral Escolar e Universitária do IMS