Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Lazer não é opcional, é necessário

Lazer não é opcional, é necessário

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” João 10.10b

Com tanto tempo trabalhando, estudando, as pessoas deixam de ter momentos de lazer, de descanso. Isso afeta o emocional e o físico da pessoa.

Uma pesquisa feita em Brasília, pela Secretaria Geral da Presidência da República, mostra que, para jovens, o lazer é gratuito, em casa ou ao ar livre, como ir à praça e parques. Mas, para 61% dos jovens entrevistados, a falta de dinheiro é o que os impede de fazer o que gostariam.

Dedicar-se ao trabalho ou aos estudos é algo muito importante, porém, dedicação excessiva é perigoso para a saúde.  Ter um momento de descanso, de distração regularmente como estilo de vida, onde passamos um tempo com a família e com os amigos, proporciona bem-estar e melhora a qualidade de vida.

De quê adianta a dedicação excessiva em estudos e trabalhos, se não temos um tempo para colocarmos nosso corpo e alma em descanso? Um dia todos nós voltaremos ao pó, e morrer sem ter vivido plenamente é algo muito contraditório, pois fomos criados para vivermos a vida na sua totalidade. Saber que passamos toda a vida concentrados em apenas trabalhar e ganhar o pão de cada dia, deixando de viver momentos de alegria com pessoas que amamos é algo muito triste. Pois mesmo que cresçamos financeiramente, tudo o que foi conquistado não valerá a pena, tendo em vista a falta de equilíbrio no aproveitamento do resultado dos nossos esforços.

Em João 10.10b, Jesus diz assim: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Precisamos ter um momento de lazer para que nossa vida seja plena e não uma vida cheia de estresse e cansaço.

Milena de Oliveira

3º ano do Ensino Médio
Colégio Metodista de Ribeirão Preto