Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Metodismo – Vitalidade e Equilíbrio

Metodismo – Vitalidade e Equilíbrio

por marcello publicado 24/05/2022 10h08, última modificação 24/05/2022 10h08
Metodismo – Vitalidade e Equilíbrio

“Embora não possamos pensar da mesma forma, não podemos amar da mesma forma?" - João Wesley

A Igreja Metodista celebra, no dia 24 de maio, o chamado “Dia do Coração Aquecido”, onde se deu a mais profunda e significativa experiência de João Wesley - organizador do movimento metodista, o qual, ouvindo a leitura do prefácio de Martinho Lutero a Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, sentiu o seu coração “estranhamente aquecido” e, portanto, uma renovação de sua vida, de seus ideais e propósitos. Sobretudo, esse momento individual com Deus e consigo mesmo, se deu em 1738, na Inglaterra, onde ela passou a ter a convicção de que Deus havia perdoado os seus pecados e iniquidades. Daí tudo passa a ser e a fazer a diferença.

Esse momento acalentou seu coração de esperança e fé, uma plena certeza de que seu trabalho missionário e sua ação evangelizadora não seriam em vão. Suas lutas dali para frente, em defesa da Vida Plena e do Reino de Deus tiveram um impulso extraordinário. Wesley entendeu que o metodismo era uma força poderosa dentro da comunidade cristã e da sociedade.

João Wesley era um homem bem-preparado que uniu o coração abrasado com uma mente consagrada. Poder-se-ia concluir, nos dizer de Mack Stokes – catedrático de Teologia Sistemática da Universidade de Emory (USA), que ele “seguia a linhagem de Moisés, o líder mais bem preparado do Velho Testamento, e de Paulo, a mente mais adestrada do Novo Testamento”. Por isso a importância de ver o Metodismo, inclusive a Educação Metodista, como um esforço coletivo na seriedade de pregar e ensinar um cristianismo vital e equilibrado, capaz de transformar realidades.

O metodismo é o movimento que proporciona a união dinâmica da vida ética e moral sob a égide do Espírito Santo, onde se apregoa e busca a vivência de um cristianismo que sem perder a vitalidade, permanece equilibrado, ou seja, na leitura, compreensão e utilização da Bíblia, na conversão pessoal e social, no processo gradual do ensino-aprendizagem e nas tratativas das necessidades vitais do ser humano, a partir do evangelho pleno.

Assim João Wesley, movido pelo Espírito Santo, com coração aquecido e a mente esclarecida, cumpriu eficazmente a sua missão de maneira integral, onde a sua maior e mais expressiva contribuição atualizada é a de se pensar e viver o cristianismo vital e equilibrado numa sociedade desorientada e carente da graça e do cuidado de Deus.

Rev. Antonio Augusto de Souza
Coordenador da CONAPEU - Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias

registrado em: ,