Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Reforma: um caminho necessário na fraternidade – ações de amizade

Reforma: um caminho necessário na fraternidade – ações de amizade

Todos nós, ao longo de nossas vidas, fomos ajudados por alguém ou ajudamos.  Cada pessoa à sua maneira, pois somos diferentes.

Ao ler a Bíblia no Novo Testamento, me deparei com o livro de Hebreus, capítulo 13, versículo de número um, que nos fala: “Seja constante o amor fraternal”. Quando penso na fraternidade que faz parte da caminhada cristã, vejo que ela traz desafios a todos/as, pois é trabalhosa e precisa que nos esforcemos.

E a reforma é um caminho necessário na fraternidade, que nos leva a olhar para o nosso próximo e construir, juntamente com ele, relacionamento de amizade, generosidade e amor. Mas, para que isso aconteça de forma saudável, é importante que ao longo da vida paremos e avaliemos a caminhada e, quando for preciso, reformemos esses aspectos. E, assim, na caminhada, observemos os pontos fundamentais para melhor vivência comunitária, que consequentemente será envolvida com os laços fraternos.

A Sociedade carece de pessoas que vivam histórias lindas de fraternidade e não apenas de vitórias pessoais, mas de marcas importantes que evidenciem uma vida cristã mais voltada para ações de amizade, generosidade e amor.

Deus demonstrou seu amor ao mundo quando nos aceitou da forma que somos e nos trouxe uma nova leitura pessoal e social. Somos sempre desafiados a reformar com ações sólidas. Que Deus nos ajude a sermos fraternos neste tempo.


Pastora Angela Aparecida Balbastro Ribeiro
Agente de Pastoral
Universidade Metodista de São Paulo