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Professor do Granbery destaca a importância da leitura

por diego publicado 24/02/2017 11h54, última modificação 24/02/2017 11h54

Leitura é uma competência que para muitos brasileiros não é uma atividade tão fácil, menos ainda, prazerosa. Na opinião do professor do Instituto Metodista Granbery, Luis Carlos Oliveira,  boa parte das pessoas lê para se distrair, sem pretensão alguma de informar-se. “E, mesmo assim, quando o faz, deixa de lado seu posicionamento crítico, e absorve apenas uma versão dos fatos que lhe são apresentados. Já afirmava a especialista Délia Lerner (2001) que “[...] Só se aprende lê, lendo; e só se aprende a escrever, escrevendo”, relata.

O docente explica que a leitura é uma competência que precisa ser explorada e trabalhada na escola. E para colaborar com o trabalho do professor em sala de aula, seguem algumas dicas elaboradas por ele e importantes sobre leitura:

 1) Identifique o gênero textual trabalhado pelo professor durante as aulas; analise suas características, a intencionalidade/finalidade do gênero textual (objetivo comunicativo), seus possíveis leitores, o suporte textual em que foi ou poderá ser divulgado e a variedade linguística predominante em cada texto.

 2) Ao longo da leitura, faça anotações no próprio texto a respeito do que você lê; sublinhe palavras e frases consideradas importantes para a ordenação das ideias expressas pelo autor; destaque palavras de significado desconhecido para, em seguida, levantar o significado contextual delas ou para consultar em dicionários.

 3) Analise o texto e perceba se a intenção discursiva do autor é: i) expressar uma opinião ou; ii) expor um conhecimento ou resultados de uma pesquisa ou; iii) orientar/instruir o leitor a fazer algo ou; iv) narrar uma bela história ou relatar um fato importante. Assim, verificar a função discursiva do texto ajuda a compreendê-lo melhor.

 4) Busque informar-se a respeito do autor de cada texto lido: seus posicionamentos políticos, sociais, sua profissão, seu estilo de vida. Essas informações são fundamentais para a compreensão do texto analisado.

 5) Ao ler o texto, levante hipóteses, faça inferências, verifique as informações pressupostas e/ou implícitas e anote-as sempre no próprio texto.

 6) Faça a leitura de textos diversos, que abordem temas da atualidade e/ou considerados polêmicos; verifique pontos de vista diferentes a respeito de um mesmo tema/assunto, seja em jornais impressos ou virtuais, seja em blogs ou em sites de revistas. Mas cuidado com leituras disponibilizadas em redes sociais virtuais cujas informações possam ser duvidosas. Por isso, busque se informar a partir de fontes confiáveis.

             Desejamos a você, então, que tenha ótimas leituras!