Você está aqui: Página Inicial / Saiba mais sobre o Enem 2016 e entenda a importância de fazer o exame

Saiba mais sobre o Enem 2016 e entenda a importância de fazer o exame

por gleydison.andrade — publicado 09/05/2016 15h46, última modificação 09/05/2016 15h46

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 está próximo de acontecer e já abriu as inscrições, que vão de 09 a 20 de maio. Este é um dos primeiros momentos de escolha do estudante que entrará no período dos vestibulares e a decisão é: fazer ou não o Enem.  Pode parecer estranho, mas há quem tenha essa dúvida, se é importante ou não realizar o exame.

E por que fazer o Enem?  São diversos os motivos, além da autoavaliação do aluno de seus conhecimentos. Vamos falar de alguns deles.  O Exame não é aquela prova longa e chata, que o estudante precisa forçar toda sua memória para lembrar as respostas. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é deixar para trás aquela antiga história de “decoreba” e fazer com que o estudante pense em soluções práticas para um problema do cotidiano, utilizando, em seu raciocínio, o que é ensinado durante o Ensino Médio.

Com isso, as questões do exame são agrupadas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, nas quais o aluno discorrerá com o seu aprendizado. Além das questões objetivas, também há a redação, com um tema da atualidade.

Quer mais motivos? Então vamos lá. Atualmente, mais de mil faculdades e universidades entre estaduais, federais e particulares aceitam a nota do Enem como pontuação extra nos vestibulares ou pelo menos em alguma das fases. Além disso, essa nota só é usada se for beneficiar o candidato, ou seja, se aumentar a nota do mesmo no vestibular. Caso o Enem prejudique o desempenho do candidato, a nota é descartada.

Então, fique atento ao prazo de inscrições (até 20 de maio), se inscreva e vá se preparando para as provas que acontecem nos dias 05 e 06 de novembro.

E como fazer a inscrição?

É bem simples. As inscrições só podem ser feitas pelo portal do Inep e você pode acessar aqui: http://www.inep.gov.br/.  Para ajudar, neste site: http://enem.inep.gov.br/, você acompanha um passo a passo para realizar a inscrição, deixando ainda mais fácil de fazê-la.

Então, leia o edital (baixe aqui) e depois tenha em mãos seus documentos (RG e CPF) e informações pessoais, para efetivar a inscrição. Ao se inscrever, o participante precisa registrar uma senha de acesso, escolher o município do local de prova, apontar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as questões de Linguagens, apontar a finalidade de certificação do ensino médio (se for o caso) e a necessidade de atendimento diferenciado nos dias de prova (se for o caso).

Dicas legais

Os candidatos ao Enem 2016 terão um novo recurso gratuito para se prepararem para as provas. O MEC elaborou a plataforma Hora do Enem, que ajuda o candidato no preparo para as provas. Ela é disponível pela internet ou por aplicativos que podem ser acessados por tablets, celulares e no próprio desktop.

O estudante pode escolher como acessar os conteúdos da plataforma: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo.

Conheça aqui o site da Hora do Enem e também baixe os aplicativos: pela App Store e pelo Google Play.

Marcello Ferreira - Educação Metodista