Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Informações sobre o Plano de Retorno

Informações sobre o Plano de Retorno

por fernanda.kian publicado 28/06/2021 10h58, última modificação 15/09/2021 17h51

Amada Comunidade Granberyense,

Estamos enfrentando, desde o final de 2019, uma pandemia que vem assolando nações e ceifando vidas por todo mundo. Contudo, o avanço das pesquisas e a descoberta de vacinas e medicamentos específicos para o tratamento e prevenção da Covid 19 nos dá sinais positivos.

O distanciamento social foi a medida sugerida às nossas escolas e tem sido primordial para atenuar a contaminação. Esta orientação incluiu o fechamento temporário do espaço físico do Colégio Metodista Granbery, a interrupção de suas aulas presenciais e de suas outras funcionalidades administrativas.

Infelizmente, em nosso país, ainda estamos atravessando uma fase de aumento de casos de morte pela doença.

Atentos, diariamente, aos dados oficiais da Saúde e da Educação, consideramos que a reabertura das escolas deva ocorrer quando a curva de contágio estiver em declínio e toda população for vacinada.

Para esta fase, quando todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio retornarem às aulas, elaboramos um plano, seguindo algumas orientações apresentadas pela Educação Metodista, pela Secretaria Municipal e Estadual de Educação e por outros órgãos afins. Com isto, objetivamos nos preparar pedagogicamente e tomar medidas de segurança sanitária que protejam todos os ambientes do colégio, a fim de que este retorno seja seguro, eficiente e tranquilo.

Conscientes da importância deste possível retorno ainda para 2021, procuramos apresentar, a seguir, este planejamento que foi elaborado visando o respeito e o cuidado com todos os envolvidos – alunos, familiares, professores e funcionários.

Assim, como enfrentamos, juntos, esta situação tão inesperada, de maneira honrosa e comprometida, também haveremos de superar mais esta etapa.

O desejo de voltarmos a ver nossos portões abertos, novamente, é sustentado pela certeza de que com Deus venceremos mais essa etapa de nossa história.

“Eia avante Granberyenses.”1

1“Eia, avante Granberyenses, com firmeza varonil

Deus e Pátria trabalhemos pela Glória do Brasil...”

(Estrofe do Hino do Colégio Metodista Granbery)

Relembrando...

“...uma das condições fundamentais é tornar possível o que parece não ser possível. A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda não é possível. Isso faz parte da tarefa histórica de redesenhar e reconstruir o mundo. ” (Paulo Freire)2

Os profissionais do Colégio Metodista Granbery migraram, em tempo recorde e de forma criativa, das aulas presenciais para as aulas remotas, com o propósito de que os estudantes mantivessem uma rotina de estudos e continuassem o seu processo de aprendizagem.

O mundo que nos espera mostra-se altamente complexo, dinâmico, acelerado, competitivo e exigente. A chegada da pandemia da Covid-19 intensificou tudo isso, abalou muitas de nossas referências, estruturas e estilos de vida e trouxe-nos uma nova ordem: adaptação, reinvenção, criatividade e cooperação passam a ser a mola mestra, o que nos levará a um novo patamar de humanidade; ou, ao contrário disso, ao colapso.

É preciso um contexto humanizado que se inicie na instituição escolar e possibilite formar este novo cidadão que o mundo atual exige: com valores claros e atitudes responsáveis, com sensibilidade social e proatividade. O que já era um desafio premente tornou-se uma demanda urgente. A escola precisa se humanizar, e não há tempo a perder. Isso se traduz em três frentes: percepção do que é ser humano / a incondicionalidade, reconhecimento de nossas necessidades humanas/ pertencimento sustentável; formação de um sentido para a vida /sentir, significar e direcionar nossa existência com sabedoria.

Apesar de alguns Estados e Municípios já estarem se programando para o retorno às aulas presenciais, os órgãos oficiais de Juiz de Fora, até o presente momento, ainda não se manifestaram a este respeito.

Pela frente não nos faltam desafios para alcançar estes objetivos supracitados. Juntos, poderemos continuar construindo, de forma consciente e responsável, formas de atingi-los, seja de forma remota, híbrida, presencial ou por meio de outros modelos necessários e manteremos nossos esforços para resguardar a segurança de todos.

Cleide Rocha / Diretora Pedagógica

2FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 21, ed. 15ª, 1989.

ESCLARECIMENTO PARA O RETORNO DO COLÉGIO GRANBERY

PREPARAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

PREPARAÇÃO INTERNA DA RETOMADA

PROTOCOLO SANITÁRIO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19